Sobre a PALETA

O que é esforço auditivo e como é avaliado?

Na literatura internacional o tema Listening Effort vem sido muito investigado. A terminologia 'Esforço auditivo' é definida como o esforço cognitivo e de atenção que são necessários para compreender a fala em ambiente ruidoso (GOSSELIN; GAGNÉ, 2011; FRASER, 2010). Pode ser mensurado por meio das medidas de autoavaliação, fisiológicas e/ou comportamental (RUDNER et al., 2012). Estudos internacionais utilizam o paradigma da dupla tarefa para fornecer uma medida comportamental do esforço auditivo, visto que o processo de dupla tarefa está relacionado à execução eficiente de várias operações mentais simultâneas, como acontece no ambiente de aprendizagem (HOWARD; MUNRO; PLACK, 2010).

O paradigma da dupla tarefa é uma avaliação composta por um teste de percepção de fala no ruído (tarefa primária), juntamente com outra tarefa, como, por exemplo, uma tarefa de memorização (tarefa secundária). Nessa tarefa o paciente deve ser orientado que o reconhecimento da fala é a principal tarefa em que ele deve focar sua atenção, e que qualquer outra tarefa é secundária (GOSSELIN; GAGNÉ, 2011; HORNSBY, 2013).

O declínio no desempenho na tarefa secundária quando ambas as tarefas são apresentadas simultaneamente é a métrica que quantifica o esforço auditivo (GOSSELIN; GAGNÉ, 2011; FRASER et al., 2010; GAGNÉ et al., 2017).

Referências

Fraser S, Gagné JP, Alepins M, Dubois P. Evaluating the Effort Expended to Understand Speech in Noise Using a Dual-Task Paradigm: The Effects of Providing Visual Speech Cues. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(1):18-33.

Gagné JP, Besser J, Lemke U. Behavioral Assessment of Listening Effort Using a Dual-Task Paradigm: A Review. Trends Hear. 2017;21:2331216516687287.

Howard CS, Munro KJ, Plack CJ. Listening effort at signal-to-noise ratios that are typical of the school classroom. Int J Audiol. 2010;49(12):928-32.

Hornsby BW. The effects of hearing aid use on listening effort and mental fatigue associated with sustained speech processing demands. Ear Hear. 2013;34(5):523-34.

Rudner M, Lunner T, Behrens T, Thorén ES, Rönnberg J. Working memory capacity may influence perceived effort during aided speech recognition in noise. J Am Acad Audiol. 2012;23(8):577-89.


O que é a PALETA e para que serve?

A PALETA é uma plataforma que oferece a tarefa secundária para avaliar o esforço auditivo.

O teste pode ser administrado em celular e tablet. O participante deve se lembrar e reproduzir uma sequência de quatro cores aleatórias. Nesta tarefa, é possível que a mesma cor aparecesse mais de uma vez dentro de uma apresentação. A resposta é considerada correta somente quando o participante acertou todas as quatro cores na mesma ordem que a gerada pela plataforma.


Guia para aplicação da dupla tarefa com a PALETA

O paciente é orientado que serão apresentados três testes: o primeiro será composto de sentenças ou palavras que deverão ser repetidas, o segundo por um teste de memória e o terceiro consistirá da aplicação dos dois juntos.

Tarefa primária: O fonoaudiólogo poderá usar o teste de percepção de fala no ruído utilizado em seu serviço ou clínica. Nessa tarefa o profissional deverá orientar ao paciente que o mesmo escutará sentenças ou palavras e deverá repetir da maneira que ouvir.

Tarefa secundária (PALETA): Orientar o participante que deve memorizar e repetir a sequência de cores geradas pela PALETA. Isto deverá fazer no tempo que precisar, até que apareça a mensagem 'Obrigado pela participação'.

Dupla tarefa: Orientar que nesta tarefa ele deverá repetir a sentença ou palavra que ouvir e ao mesmo tempo memorizar e repetir a sequência de cores. Reforçar que o paciente deverá prioriza a tarefa primária.

Observação: A PALETA permite que o fonoaudiólogo selecione o número e o tempo de apresentações dos estímulos, ajustando de acordo com a tarefa primária selecionada, como, por exemplo, no estudo de CRUZ (2018) foi utilizado o teste Hearing in Noise Test (HINT) Brasil (BEVILACQUA et al., 2008) com relação sinal/ruído adaptativa que é composto por 20 sentenças, desta forma, a PALETA foi ajustada para 20 apresentações com quatro elementos, sendo o tempo visível do elemento e o tempo entre um elemento e outro de 0,3 segundos (Figura 1 e 2). Na dupla tarefa é importante sincronizar o estímulo da fala com o estimulo visual, para que assim o participante execute as tarefas de forma simultânea, e reforçando que no caso de dupla tarefa o participante deve priorizar a tarefa primária.

Figura 1. Exemplo de elaboração da tarefa
Figura 2. Exemplo de elaboração da tarefa

O número de respostas corretas (NRC) obtidas e o tempo de resposta (TR) total necessário para completar a tarefa de memória de cores são registrados na PALETA.

Referências

Bevilacqua MC, Banhara MR, Costa EA, Vignoly AB, Alvarenga KF. The Brazilian Portuguese Hearing In Noise Test (HINT). Int J Audiol. 2008;47(6):364-65.

Cruz, A.D. Esforço auditivo e fadiga em adolescentes com deficiência auditiva - uso do Sistema FM. [Tese] Bauru (SP). Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. 2018


Como mensurar o esforço auditivo?

O esforço auditivo pode ser mensurado pelo tempo de resposta (TR) ou pelo número de resposta correta (NRC).

O esforço auditivo pode ser determinado subtraindo o TR ou NRC da tarefa secundária (PALETA) obtida para a condição de dupla tarefa subtraindo a condição de tarefa única.

Esforço auditivo
=
tarefa secundária (sob condição de dupla tarefa)
-
tarefa secundária (sob condição de tarefa única)

Como, por exemplo:

* Nesse exemplo o valor apresentado do TR (segundos) foi obtido por meio da divisão do tempo total pelo número total de apresentações da tarefa de memória (PALETA).
PALETA TR (segundos)* NRC
Tarefa única 2,53 18
Dupla tarefa 2,82 15
Esforço auditivo 0,29 -3

Observação: O esforço auditivo também pode ser mensurado por meio da comparação da porcentagem entre o NRC na PALETA, juntamente com o número de acertos de sentenças ou palavras da tarefa primária quando essa tarefa é apresentada com relação sinal/ruído fixa.

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